O que é PMO

PMOs – ou Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGPs) – tratam-se de entidades organizacionais, estabelecidas fisicamente, que executam de forma centralizada funções relacionadas às atividades de gerenciamento de projetos, programas ou portfólios, sendo estas definidas de acordo com as necessidades específicas de cada organização. Na última década o fenômeno organizacional PMO se consolidou como uma realidade nas principais organizações do Brasil e do mundo.

 

Um PMO possui diversos stakeholders na organização em que está inserido, os quais podem ser diversos, sendo os mais comuns, a alta administração e os gerentes de projetos, incluindo também membros de equipe e gerentes funcionais, entre outros.

 

Cada um destes clientes possui diferentes necessidades e expectativas em relação ao PMO. Caberá, portanto, ao PMO bem-sucedido, manter-se sempre atento a estas demandas, as quais podem se alterar em função de mudanças comuns nas organizações, como trocas de executivos, alterações na estratégia e até mesmo o próprio amadurecimento de cada cliente do PMO.

 

Por isso, cada PMO é único em sua estrutura e configuração, e deve ser liderado por um profissional maduro e com as competências necessárias para se adaptar a diferentes necessidades, com foco na geração de valor para seus stakeholders e sua organização.

 

O Programa PMO MASTER CLASS existe, justamente, para preparar e desenvolver profissionais que possam assumir este tipo de desafio.